Uncharted 3 e a promessa de mais realismo no PlayStation 3p

Como a Naughty Dog pode superar o premiado Uncharted 2: Among Thieves? Criando uma aventura maior, mais intensa e mais humana para Nathan Drake (e arrumando alguns problemas que poderiam não parecer problemas quando eles lançaram o jogo anterior), bascicamente.

Uncharted 3: Drake’s Deception, revelado no Video Game Awards deste ano e depois demonstrado ao vivo no programa americano de entrevistas Late Night, leva Nathan Drake, nosso destemido e mulherengo caçador de tesouros, para as Arábias. Na companhia de Victor Sullivan (que aparece com mais destaque no primeiro game da série), Drake vai atravessar o deserto de Rub’ al-Khali seguindo os passos de T. E. Lawrence (Lawrence das Arábias) em busca da “Atlântida das Areias”, também conhecida como cidade de Ubar e cidade de Latão.

A exploração do deserto de Rub’ al-Khali em Uncharted 3 vai levar a sério essa história de “areia”. Segundo os criadores do jogo, ela estará “em todas as suas formas, à deriva, soprando sobre as dunas, seu deslocamento, como ela flui, tempestades de areia, miragens, neblinas e tudo aquilo que você encontra no deserto”.

“Naturalmente, nós não estamos fazendo Uncharted 3 inteiro no deserto”, diz Justin Richmond, diretor do jogo. “Esse é o nosso destino final.”


Ao longo do caminho, nossos heróis vão enfrentar “uma obscura organização clandestina e a traição de seu astuto e implacável líder”, segundo a descrição oficial de Uncharted 3. A Naughty Dog, por sua vez, não comentou sobre a história durante a demonstração do jogo.

Outra coisa que não tivemos a oportunidade de ver foram as aventuras de Drake e Sully no deserto. Só jogamos os trechos que motivam a viagem dos dois até o Oriente Médio.

E também descobrimos o que a Naughty Dog pretende melhorar na terceira aventura de Drake para o PlayStation 3. A principal prioridade, de acordo com a empresa baseada em Santa Mônica, Califórnia (EUA), é aperfeiçoar o que eles chamam de experiência cinematográfica interativa.

Escaladas e explosões

“Desde o começo da série, nosso objetivo é incluir todas as convenções do gênero de aventura para que possamos captar fielmente o sentimento dos clássicos filmes de ação que todos nós amamos, mas como uma experiência interativa e com um herói contemporâneo “, diz a diretora criativa e roteirista da série Amy Hennig. “Esse tem sido o foco de cada decisão que fazemos.”

Os aperfeiçoamentos que vemos em Uncharted 3 influenciam diversos aspectos do jogo: manobras, escaladas, combate corpo a corpo, tiroteios e explosões. Nós tivemos a oportunidade de ver algumas das melhorias durante a demonstração da Naughty Dog. Algumas das novas habilidades de Drake incluem escalada de costas, combate com vários oponentes e lutas corpo-a-corpo.

A intenção dessas mudanças é humanizar Drake. São alguns retoques na maneira como o protagonista se comporta para que a já obscura linha entre ficção e realidade dos jogos da série fique ainda menos visível.

Justin Richmond, o diretor, ajuda a traduzir jargões da indústria, como “corpo-a-corpo contextual” e “trespassar de objetos físicos”, explicando como eles ajudam a melhorar a tal “experiência cinematográfica interativa”.

Uncharted 2: Among Thieves deu uma ênfase maior e melhorou a dinâmica das “passagens” – essencialmente, escalar os objetos e a arquitetura de uma forma natural e fluida, permitindo a Drake atirar enquanto sobe ou está empoleirado em uma laje. Uncharted 3 usa essa mesma base, deixando Drake revidar os tiroteios enquanto se equilibra em cima de tábuas ou se espreme em passagens apertadas.

Uncharted 3 também apresenta os conceitos de “pontos de contato com o ambiente” e “corpo-a-corpo contextual”. O primeiro fará as interações de Drake com o mundo parecerem mais naturais, com o protagonista, por exemplo, agarrando-se em um corrimão de escada enquanto corre para se firmar ou colocando as mãos contra a parede quando correr na direção dela para frear. Já o “corpo-a-corpo contextual” resolve a ausência de uma das bases do filme de ação, de acordo com a Naughty Dog. Ele foi exemplificado na demonstração com uma briga de bar. Se Drake se meter em brigas e, digamos, uma garrafa de bebida estiver ao alcance, ele poderá pegá-la para quebrar a cabeça do inimigo.

Briga de bar

Drake também pode lutar contra vários inimigos ao mesmo tempo, com animações específicas para essas circunstâncias. Em uma cena da demo, Drake enfrentou uma dupla de bandidos com as táticas de combate mais adequadas, como socos para a frente seguidos de cotoveladas para trás. Depois de ser agarrado por trás, Drake atacou o inimigo que que estava à sua frente com um chute duplo no esterno (ai!), derrubando quem o agarrava. Outra opção para lidar com pessoas de má indole é pular furtivamente de uma beirada e cair em cima do inimigo, fazendo-o desmaiar com o impacto.

Você também poderá subir e escalar objetos móveis e dinâmicos. Nós vimos Drake, por exemplo, pulando de uma plataforma bamba para um enorme candelabro que oscilava, prestes a cair.

Embora novas técnicas para dar porrada em maus elementos façam parte da diversão, a experiência cinematográfica não se resume apenas a pulos e socos verossímeis em Uncharted 3. A Naughty Dog também nos mostrou as novas capacidades gráficas do game colocando Drake e Nathan em um prédio em chamas – um enorme castelo no meio das florestas francesas – com fumaça para todos os lados, paredes desabando e labaredas dançando pelo chão.

O castelo – que, segundo Richmond, é um “local esquecido dos tempos das Cruzadas” – não estava queimando quando a demo começou. A Naughty Dog foi cuidadosa ao mostrar o edifício sendo progressivamente consumido pelo fogo. Conforme as escadarias desmoronavam e as vigas de suporte caíam, a arquitetura do lugar evoluía, apresentando novos desafios para a fuga de Drake e Sully.

A mudança nas estruturas do cenário que vemos aqui é semelhante à cena do trem suspenso no começo de Uncharted 2, que vai se desmontando e desabando conforme Drake o escala, só que em um nível mais dramático, mais orgânico.

Um pouco de história

É claro que Uncharted 3: Drake’s Deception não é apenas uma demonstração técnica de escalada, brigas e belos incêndios virtuais. Há uma história acontecendo paralelamente a tudo isso. A narrativa irá explorar a relação entre Nathan Drake e Victor Sullivan, o “amigo, mentor e a coisa mais próxima de uma figura paterna que Drake tem”, diz Hennig.

“A força dessa parceria será explorada e testada em Drake’s” Deception, diz a roteirista, acrescentando que o próprio subtítulo do jogo (Traição de Drake) tem “várias camadas de significado”. Podemos esperar um grande elenco de personagens, dos simpáticos aos não-tão-amigáveis, em Uncharted 3.

Além disso, a Naughty Dog diz que quer “competir contra os mais velhos” com a modalidade multiplayer de Uncharted 3, com os modos cooperativos e competitivos retornando em Drake’s Deception. A desenvolvedora não deu detalhes sobre as opções do multiplayer, apenas prometeu que ele vai ser tão bom quanto a terceira aventura de Drake, que tem lançamento marcado para novembro de 2011.